No último dia 17 de maio, tive o prazer de participar da inauguração da Integrar, localizada em Registro, interior de São Paulo. A Integrar é uma clínica e assessoria multiprofissional pensada para atender pessoas com alguma deficiência e que também oferece a comercialização de produtos de tecnologia assistiva. Fui chamado para fazer a palestra inaugural do espaço.
O evento reuniu diversos educadores, psicólogos, diretores de escola e outros profissionais da área da saúde.
O tema de minha fala foi "Escola e contemporaneidade"... Foram três horas de encontro e de intensas discussões. O tema é um pouco pesado, mas também genérico se ficarmos atados às palavras, escola e contemporaneidade.
O encontro teve como objetivo deslocar os personagens da escola para um campo de pensamento menos marcado pela "pareja" educação e psicologia do desenvolvimento. Estabelecemos algumas conexões entre a constituição do sujeito moderno e a constituição dos habitantes da escola. Apresentei a idéia de Rizoma para arejar as concepções e tratamentos que os currículos proporcionam às linguagens trabalhadas no interior das salas de aula e pelos cantos das instituições escolares. Inventamos coexistências para que a escola se pense como espaço de produções culturais.
Os convidados foram recebidos com muito cuidado pelos donos da Integrar. Cada um, além de receber uma pasta contendo os textos trabalhados por mim, folhas para anotações e coisas do gênero, receberam também seus certificados e um belíssimo lanche!
Fiquei impressionado com a generosidade das pessoas que me receberam! É muito bom ver que há pessoas que se empenham para dar o melhor de si para os outros!
Segue as fotos do dia do encontro.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário