segunda-feira, 19 de maio de 2008

EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO


Do dia 19 ao dia 23 de março, participei de uma grande experiência para a minha formação. Foram cinco dias de intensas experiências com pessoas inesquecíveis! O curso foi ministrado por Walter Omar Kohan, Fabiana Olarieta e Maximiliano López. Foi realizado em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. O lugar não podia ser mais adequado! A UERJ fica localizada num vilarejo há duas horas de estrada de terra... ilha adentro! O grupo era composto por 27 pessoas... entre argentinos e brasileiros, filosofias e educações! Para entender o que nos ficou, coloco abaixo a carta/email que escrevi aos três professores no final do curso, quando voltei para São Paulo:
"Invadiu-me um sentimento repleto de potência e afirmação depois da experiência em Ilha Grande! Um sentimento suave e afetuoso, como o que pudemos sentir em diversas línguas e suas expressões, com o grupo de pessoas que nos compunham no grupo. Algo que quero que perdure, ecoe, amplie e atinja outras e outros... Esse algo não tem forma, não tem cor, textura, sonoridade, palavra... apenas se faz presente ao meio de escolhas, olhares e gestos. Um sentimento-metáfora! Um sentimento-pergunta! Algo com tanta potência que mobiliza e cria movimentos geradores de surpresas, de acontecimentos, de instantes!
Voltei com ares de fiquei! Está comigo o carinho que senti quando percebia vosso cuidado com as nossas falas, pensamentos... está comigo os vossos olhares atentos e ouvidos sensíveis às nossas inquietações, afirmações e negações... Ficou uma imagem bonita do que podemos fazer de uma escola ou o que ela pode nos fazer... Uma experiência de formação... como a que pensamos e desejamos sempre, mas que se perde ao meio de tantas obrigações, cobranças e imediatismos.
Estou com os gestos que tanto nos tocaram com palavras, com canções, imagens, perguntas... Estou com eles e me sinto feliz em distribui-los aos meus próximos.
Saí da ilha sonhando em ter mais sonhos!".
Um pouco das histórias vividas lá... em forma de imagens! Entre no linque: http://www.flickr.com/photos/28122313@N05/sets/72157605897081970/

Nenhum comentário: