Fui convidado para elaborar e escrever o documento curricular pedagógico da Instituição Beneficente Pérsio Guimarães Azevedo. Esta Instituição mantém mais de 650 crianças distribuídas em 4 creches localizadas na periferia da Grande São Paulo.
Meu trabalho consiste em organizar os discursos existentes em cada uma das creches. Pontuaremos os referenciais teóricos que norteiam suas ações e reflexões para que possam caminhar e produzir seus próprios discursos, ampliar as possibilidades de intervenções e avaliações, formar a equipe gestora, (oferecendo subsídios teóricos para constituírem um plano de formação de sua equipe docente em cada um dos eixos - que escolheremos juntos para comporem seu currículo) e pensar em estratégias de parcerias com a comunidade.
Currículo é relação!
Para pensarmos currículo, temos de pensar em como nossas ações e pensamentos produzem, ou reproduzem, discursos. Refletir sobre o que está posto em educação é uma possibilidade de nos abrirmos ao acontecimento daquilo que não estava previsto por nossos saberes especialistas. Estudar é o pressuposto para escrevermos algo que possibilite ser sempre transformado! Queremos uma escrita que dance, não uma que marche. Uma escrita andarilha, não uma engessada. Uma escrita para o agora, não para sempre. Uma escrita leve para ser levada por cada um que passe por ela.
Nossos trabalhos começaram no dia 15 de abril... Temos o ano pela frente! Em breve, postarei fotos do grupo.
Para saberem mais a respeito da instituição, acessem o site:
Meu trabalho consiste em organizar os discursos existentes em cada uma das creches. Pontuaremos os referenciais teóricos que norteiam suas ações e reflexões para que possam caminhar e produzir seus próprios discursos, ampliar as possibilidades de intervenções e avaliações, formar a equipe gestora, (oferecendo subsídios teóricos para constituírem um plano de formação de sua equipe docente em cada um dos eixos - que escolheremos juntos para comporem seu currículo) e pensar em estratégias de parcerias com a comunidade.
Currículo é relação!
Para pensarmos currículo, temos de pensar em como nossas ações e pensamentos produzem, ou reproduzem, discursos. Refletir sobre o que está posto em educação é uma possibilidade de nos abrirmos ao acontecimento daquilo que não estava previsto por nossos saberes especialistas. Estudar é o pressuposto para escrevermos algo que possibilite ser sempre transformado! Queremos uma escrita que dance, não uma que marche. Uma escrita andarilha, não uma engessada. Uma escrita para o agora, não para sempre. Uma escrita leve para ser levada por cada um que passe por ela.
Nossos trabalhos começaram no dia 15 de abril... Temos o ano pela frente! Em breve, postarei fotos do grupo.
Para saberem mais a respeito da instituição, acessem o site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário